Estava a ver 'O Dois Às 10' em que o Toy é entrevistado pela Cristina Ferreira onde ele fala sobre como os pais dele se conheceram e sobre a história de amor de ambos e faz menção sobre haver quem ainda sente saudades do passado antes do 25 de Abril. e realmente eu penso... mas quem e que no seu perfeito juízo, sente saudades do tempo da PIDE? do tempo de intensa ditadura onde as pessoas poderiam ser presas apenas por pensarem ou discordarem do sistema, e do governo? Eu não vivi o Salazarismo porque nem sequer era nascida quando aquele homem morreu e nem vivi o tempo de ditadura em Portugal, porque vivia em África, vivi outros horrores mas não a ditadura de Portugal continental, no entanto, depois que regressei a Portugal em 1979 conheci muitas vitimas que sobreviveram a esses tempos de puro terror. E é nessas que eu acredito, porque vi as suas cicatrizes das torturas às quais foram submetidas pela PIDE.
As pessoas acima de 60 anos (como eu) que viveram e sofreram essa ditadura! Como é que têm a lata de dizer que naquele tempo é que era? como é que há mulheres que sentem saudades desse tempo? em que a mulher valia menos do que um zero à esquerda! Em que era considerada propriedade do marido! Como? Alguém me consegue explicar ?
Eu pedi ao Gemini para me fazer um sketch do Toy mas ele teve medo de infrigir a ética de privacidade